PRA COMPARTILHAR...

PRA COMPARTILHAR INSPIRAÇÕES, BOAS IDÉIAS, VIAGENS, CULTURA, ENFIM: UM MUNDO BEM BACANA!!

Usuários On Line........

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Portinari em Vitoria...

Ontem visitamos no Palácio Anchieta no centro de Vitória a exposição "Portinari na Coleção Castro Maya" com cerca de 40 obras de um dos mais importantes pintores brasileiros. A exposição retrata a importância da antiga amizade entre o mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya e o pintor Cândido Portinari.

A coleção de Castro Maya foi transformada em patrimônio público tornando as obras acessíveis a todos. A exposição reúne pinturas, desenhos, gravuras e documentos.

Eu adorei a exposição. Muito agradável de circular e nada cansativa. A obra de Portinari exposta é lúdica e leve. Destaco o conjunto da série de Dom Quixote com cenas bacanas do personagem e seu fiel escudeiro e as ilustrações que Portinari fez para o "Quincas Berro D"água". Passamos grande parte nessas duas áreas pois, foram momentos da exposição que meu filho de 06 anos mais se impressionou. E eu também!


Cândido Portinari:

Filho de imigrantes italianos, nasceu em uma fazenda de café em Brodowski no interior de São Paulo em 1903. De origem humilde e educação deficiente, desde cedo demonstrou talento para a pintura. Aos 14 anos participa como ajudante da restauração da igreja da cidade. Aos 15 anos, deixa sua cidade e vai para o Rio de Janeiro estudar na Escola Nacional de Belas Artes, ode se destaca. Aos 20 anos já participa de diversas exposições. Participa do movimento Modernista.
Vive dois anos em Paris e sedimenta o seu estilo. Na década de 40 expõe em Nova Iorque e realiza  murais  na Biblioteca do Congresso em Washington.
Rompe o compromisso volumétrico e começa a se deidicar a murais e afrescos.
Fica mundialmente famoso

Morre em 1962 em consequência de intoxicação por chumbo das tintas que utilizava. 

O mecenas e amigo Castro Maya:














Uma série incrível de Dom Quixote:





Menino com Carneiro: 













Fotos: Luisa Demuth.


Serviço:

Palácio Anchieta: Cidade Alta, Centro de Vitória/ES
Entrada franca.
Exposição de 18 de outubro a 15 de dezembro.



Vamos trocar ideias? Deixe seu comentário...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos trocar idéias? Deixe seu comentário.......