PRA COMPARTILHAR...

PRA COMPARTILHAR INSPIRAÇÕES, BOAS IDÉIAS, VIAGENS, CULTURA, ENFIM: UM MUNDO BEM BACANA!!

Usuários On Line........

quarta-feira, 12 de maio de 2010

MÓVEIS CIMO.........................


Tenho 4 cadeiras dos anos 40, como esta da foto, na minha sala que amo de paixão. Design tradicional, fortes, confortáveis. Autênticas CIMO com selo de papel antigo e tudo...........
Em homenagem a elas resolvi descrever a importância dessa fábrica para o design mobiliário brasileiro.................vamos lá!




Móveis Cimo S.A Criada pelos irmãos Zipperer, descendentes de imigrantes vindos da Boêmia, a indústria de Móveis Cimo S.A. representa um dos marcos mais significativos entre a herança artesanal e o início da produção seriada no Brasil. A empresa tem início em 1912 na cidade de Rio Negrinho (SC) - hoje um dos maiores pólos moveleiros do país-, como serraria e fábrica de caixas. Em 1921 inicia a produção de cadeiras a partir do reaproveitamento das aparas de imbuia, resíduo da fábrica de caixas, para serem comercializadas nos centros urbanos iniciando por São Paulo e Rio de Janeiro. Ao reaproveitamento do material e a comercialização nos maiores centros urbanos do país, soma-se a criaçãode um produto de qualidade destinado à produção em escala. É pioneira na introdução da tecnologia da laminação diferenciando-se de seus concorrentes. Seu produto, durante anos, domina o mercado nacional de móveis para instalações comerciais e institucionais, com repercussão na América Latina. A empresa Móveis Cimo foi a maior fábrica do ramo de mobiliário na América Latina da década de 30 até 70.
Em 1980 a Móveis Cimo perdeu força e veio a fechar, contudo deixou um precioso legado histórico: as inovações tecnológicas e a funcionalidade dos seus móveis utilizados até os dias de hoje, demarcando um período da história e da cultura brasileira.
Hoje, ainda, muitos cinemas e escolas do país são mobiliados com os seus móveis de imbuia.
Foi a maior produtora de cadeira para cinemas do Brasil e pioneira na política de reaproveitamento de material e reflorestamento num tempo em que nem se falava ainda nisso..............
Referências: http://www.desmobilia.com.br/ e www.mcb.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos trocar idéias? Deixe seu comentário.......