PRA COMPARTILHAR...

PRA COMPARTILHAR INSPIRAÇÕES, BOAS IDÉIAS, VIAGENS, CULTURA, ENFIM: UM MUNDO BEM BACANA!!

Usuários On Line........

terça-feira, 30 de julho de 2013

Filme da Semana: Renoir.


 O filme escolhido no último domingo foi “Renoir”. Mais um bom filme fora do circuito comercial. Um filme de arte. Como tenho dito, é muito raro errar ao ir aos cinemas do Shopping Jardins, Jardim da Penha. O dono escolhe os filmes em cartaz a dedo. Sempre são filmes interessantes e vencedores de algum festival ou mostra mundo afora.
O filme se passa em 1915 ambientado na casa de Pierre-Auguste Renoir em Cagnes, Côte D’Azur. Conta os últimos anos do pintor atormentado pela perda da sua esposa, a falta do seu filho que está na guerra e a atrite em estado avançado. Desmotivado, vê-se de novo inspirado com a  chegada de Andrée que considera ser uma modelo ideal para as suas obras... 




Direção: Gilles Bourdos.
Renoir, interpretado por Michel Bouquet.

Mas quem foi Renoir?
Resumindo: o mestre Renoir nasceu em 1841,  filho de uma família de classe média. Estudou até os 13 anos. Depois começou a trabalhar em uma fábrica de porcelana pintando buquês e flores. Entrou para a famosa Escola de Belas Artes de Paris. Participou do movimento impressionista e conviveu com artistas como Claude Monet, Degas e Delacroix. Sua pintura era intensa, vibrante e cheia de luz. Gostava de retratar pessoas e paisagens. Mesmo com a evolução da artrite, pintou até  final de sua vida usando o pincel amarrado a sua mão. Em 1919 viu, enfim, suas obras serem aceitas no Louvre. Morreu nesse mesmo ano em sua casa em Côte D’azur aos 78 anos.



Quadro de Renoir  "Rosa e Azul", exposto no MASP.



O quadro "Rosa e Azul" exposto no MASP.
O que é Impressionismo?
Movimento artístico promovido por jovens pintores que romperam com as convenções da época. Surgido na França no século XIX, criou uma nova concepção conceitual da pintura utilizando pinceladas soltas com ênfase na luz e no movimento. Em geral, os pintores pintavam ao ar livre para registrar as nuances da luz. Era uma pintura alegre, vibrante e cheia de cores, sem contornos nítidos. E a fonte das cores era o sol. Pintavam diretamente sobre a tela branca com cores puras justapostas, geralmente sem misturá-las. O nome “impressionista” foi uma denominação a um quadro de Monet “Impressão, nascer do sol”.


E você? Já viu o filme "Renoir"? O que achou? O que acha de Renoir? O que acha do Impressionismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos trocar idéias? Deixe seu comentário.......