PRA COMPARTILHAR...

PRA COMPARTILHAR INSPIRAÇÕES, BOAS IDÉIAS, VIAGENS, CULTURA, ENFIM: UM MUNDO BEM BACANA!!

Usuários On Line........

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Destino é mesmo Fabuloso...





Ontem vi de novo "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain". Eu nem sei bem porque não vi esse filme de novo antes. Porque quando eu o vi pela primeira e única vez no cinema há alguns anos, pra mim foi uma grata surpresa. Ele não estava nas salas de circuito comercial. Era um filme de arte. E me arrebatou. E desde então, sempre tive vontade de vê-lo de novo. E isso só aconteceu ontem.


Existem filmes que merecem ser vistos mais de uma vez. E esse é um deles. Além de uma história contada de uma forma poética, tudo o mais é poético também. Personagens peculiares, o sotaque francês, o ambiente de Montmartre, berço dos artistas e do impressionismo que tanto adoro.

Assisti certa vez que o diretor do filme mora mesmo nesse bairro e é vizinho e amigo de Juarez Machado, o nosso artista brasileiro. E dessa convivência e amizade, veio dos quadros de Juarez a inspiração das cores recorrentes no filme: tons de vermelho e verde. Vermelhos e verdes em nuances. Vermelhos profundos, vinhos e vermelhos vivos. Verde musgo, verde garrafa, verde limão, verde vivo, verde claro. Durante todo o filme o contraste dessas cores é usado de maneira cuidadosa: no figurino, nos cenários, nas paisagens... É bonito de se ver.

O olhar e sorriso dela são muito marcantes. Olhos negros e enormes que com o sorriso mesmo em silêncio indica claramente que estão fervilhando novas boas idéias.

Bem, esses são alguns dos detalhes que podem até ter sido registrados à primeira vista... Mas ontem fora captados com atenção....


Alguns dos detalhes......porque o filme é cheio de outros mais......




Você assistiu esse filme? O que você achou?

2 comentários:

  1. Sou um fã do filme que ainda não o reviu. Até o baixei da internet, mas não consegui sincronizar as legendas em pt e infelizmente não falo francês.
    Vejo esse filme como uma comédia romântica que foge aos lugares comuns dos seus similares americanos, pq tem muito mais poesia, mais requinte, mais delicadeza, mais arte, enfim, é mais cinema, é mais prazeroso como experiência humana e estética.
    E ele tem uma pureza intencional que me cativa. E o chamado desenho de produção é de fato meticuloso, cuidadoso e de grande bom-gosto. Falo isso baseado apenas nas lembranças que tenho dele, de quando o assisti na estréia e isso acho que deve ter uns 10 anos.
    E esse teu post me deu mais vontade de revê-lo, pelo filmaço que ele é.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo....Que bom que compartilhamos a simpatia por esse filme. E já estou com vontade de Vê-lo mais uma vez....Com certeza vou encontrar novos detalhes. Se você o fizer, deixe aqui suas impressões para conversarmos sobre elas....Beijos.

    ResponderExcluir

Vamos trocar idéias? Deixe seu comentário.......