Administrar bem o tempo, um recurso tão valioso em nossas vidas, representa observar alguns aspectos:
1. Saber onde se quer chegar, tanto na vida organizacional como na particular a curto, médio e longo prazo. Um dia li que a vida é uma viagem e para se comprar uma passagem é necessário que saibamos para onde queremos ir;
2. Gerir riscos: realizar uma gestão de riscos diminui o tempo na resolução de problemas ( “apagar incêndios”) tornando o dia a dia mais tranqüilo liberando o tempo para tarefas prioritárias;
3. Traçar metas e eleger prioridades: fazer o mais importante primeiro. E para isso é conveniente relacionar as tarefas realizadas e a realizar;
4. Promover o equilíbrio: o sucesso em qualquer área deve ser pautado pelo equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal que inclui espaço para treinamentos, lazer, cultura e boas práticas de bem-estar. O equilíbrio estimula a criatividade e o de4sempenho das pessoas;
5. Disciplina: é preciso exercitar a disciplina na boa administração do tempo. Isso inclui a eficiente utilização de tecnologia e meio de comunicação disponíveis e percepção do que precisa ou não ser feito de forma objetiva;
6. Delegar: descentralizar tarefas e decisões envolve a maturidade no agir e otimiza o tempo.
7. Organização: um ambiente organizado oferece celeridade na obtenção de informações importantes para a tomada de decisões, otimizando o tempo.
8. Saber dizer não para as coisas que não interessam e que “roubam” o nosso tempo.
1. Saber onde se quer chegar, tanto na vida organizacional como na particular a curto, médio e longo prazo. Um dia li que a vida é uma viagem e para se comprar uma passagem é necessário que saibamos para onde queremos ir;
2. Gerir riscos: realizar uma gestão de riscos diminui o tempo na resolução de problemas ( “apagar incêndios”) tornando o dia a dia mais tranqüilo liberando o tempo para tarefas prioritárias;
3. Traçar metas e eleger prioridades: fazer o mais importante primeiro. E para isso é conveniente relacionar as tarefas realizadas e a realizar;
4. Promover o equilíbrio: o sucesso em qualquer área deve ser pautado pelo equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal que inclui espaço para treinamentos, lazer, cultura e boas práticas de bem-estar. O equilíbrio estimula a criatividade e o de4sempenho das pessoas;
5. Disciplina: é preciso exercitar a disciplina na boa administração do tempo. Isso inclui a eficiente utilização de tecnologia e meio de comunicação disponíveis e percepção do que precisa ou não ser feito de forma objetiva;
6. Delegar: descentralizar tarefas e decisões envolve a maturidade no agir e otimiza o tempo.
7. Organização: um ambiente organizado oferece celeridade na obtenção de informações importantes para a tomada de decisões, otimizando o tempo.
8. Saber dizer não para as coisas que não interessam e que “roubam” o nosso tempo.
Assim, para o alcance de objetivos é de fundamental importância a boa administração do tempo disponível com equilíbrio, responsabilidade, bom senso e disciplina.
Referência: Módulo Gerenciando o Tempo - PDFAZ/ESAF/DF.
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